Índice:

  1. Introdução
  2. História dos Elétricos em Portugal
  3. A carreira 28 ao longo dos anos
  4. O percurso atual do Elétrico 28
  5. O elétrico 28 na cultura e memória de Lisboa
  6. Andar no Elétrico 28: Uma viagem no tempo.

1. Introdução

Todos que conhecem Lisboa, quase com toda a certeza já ouviram falar do emblemático elétrico 28 da empresa Carris. É uma das atrações turísticas mais famosas e procurada na capital portuguesa, que quase se torna obrigatório dar um passeio por este lendário meio de transporte. É uma viagem no tempo que nos dá a conhecer as ruas estreitas de algumas das mais conhecidas zonas históricas da cidade. Voltando no tempo, os elétricos foram um meio de transporte importado dos Estados Unidos da América, em início do século XX, para substituírem as antigas carruagens puxadas a cavalo, que eram, nesta época, o principal meio de transporte em Portugal.

2. História dos Elétricos em Portugal

Quanto à carreira 28, esta foi inaugurada em 1914, tendo sofrido diversas alterações. Inicialmente, o seu percurso ligava a Praça Camões à Estrela. Atualmente, o seu percurso tem início no Largo do Martim Moniz e termina no Largo dos Prazeres, zona de Campo de Ourique, passando por vários locais históricos, como a Graça, Largo das Portas do Sol, Sé, Chiado, Estrela ou o palácio de São Bento.

3. A Carreira 28 ao longo dos anos

É fácil distinguir o “amarelo” a circular sobre carris elétricos em plena estrada, passando pelos típicos bairros lisboetas, repletos de história. Nas chamadas épocas turísticas, o Elétrico enche-se de sorrisos, gargalhadas, palavras em várias línguas e o português genuíno. Vemos as máquinas fotográficas e os telemóveis que captam imagens memoráveis da nossa bela e radiosa capital. Pelas janelas observamos os turistas e locais, uns passeando de um lado e do outro da rua, outros em grande azáfama para chegar ao seu destino. Vemos edifícios históricos a também os tuk tuk a que já estamos a habituados.

4. O percurso atual do Elétrico 28

O percurso do Elétrico 28 atravessa bairros tipicamente lisboetas que são a alma de Lisboa. Pode ainda levar-nos até a alguns dos mais bonitos miradouros da cidade. Podemos apanhá-lo em frente à Basílica da Estrela e descer na bica para visitar o Miradouro do Adamastor em Santa Catarina. Podemos também visitar o Miradouro da Graça e descermos até aos Miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia.

5. O Elétrico 28 na Cultura e Memória de Lisboa

É impossível esquecer o mítico Elétrico que se encontra em todo o lado: nos postais, em miniaturas nas lojas, na rota dos turistas e na memória dos portugueses.
Se quiser aproveitar esta viagem no tempo terá de enfrentar longas filas na primeira paragem, mas valerá a pena. E se quiser saber mais informações sobre o percurso, existe uma nova edição nas livrarias – 28 Crónica de um Percurso, de José-Augusto França.

6. Andar no Elétrico 28: Uma viagem no tempo.

Andar no Elétrico 28 é fazer um passeio através do tempo por colinas e ruas estreitas, um passeio que demora aproximadamente 1 hora. Para termos uma ideia da popularidade deste meio de transporte em Lisboa, a média de passageiros nos últimos quatro anos foi de 4,6 milhões, de acordo com a Carris. Sem dúvida este é um dos maiores ex-libris da nossa capital. Os passes de metro/ carris são válidos no Elétrico 28. Pode também utilizar cartões pré-carregados (7 Colinas ou Viva Viagem) com viagens metro/carris.

Quer conhecer Lisboa e Portugal? usufrua da nossa promoção e tenha um desconto de 10€ por cada hora de passeio.  Código Tuktuk2023

Conheça todos os nossos tours em https://electrictuk.pt/pt/